Sistemas de cor CMYC E RGB
1 - O padrão CMYK é formado pelas seguintes cores:
C - cyan - ciano
M - magenta - magenta
Y - yellow - amarelo
K - black - preto
Este modelo é utilizado para impressão, ou seja, todo trabalho que for destinado a uma gráfica, como panfletos, cartões de visita, cartazes, revistas, jornais, embalagens, entre tantos outros, devem utilizar este padrão, pois é o sistema de gerenciamento de cores utilizado pelas impressoras.
Seus valores podem ser alterados de 0 à 100, sendo que todos os valores em 0 correspondem ao branco.
2 - O padrão RGB é formado pelas seguintes cores:
R - red - vermelho
G - green - verde
B - blue - azul
Este por sua vez é utilizado para trabalhos visualizados no computador, como por exemplos os sites, devido ao fato dos monitores utilizarem este sistema de gerenciamento de cores.
Seus valores podem ser alterados de 0 à 255, sendo que todos os valores em 0 correspondem ao preto.
Então, no momento de criar um novo documento deve-se escolher o modo de cores de acordo com o trabalho a ser desenvolvido, se for para impressão, então escolha o modo CMYK, se for para web, visualizado em monitores, escolha o modo RGB.
Uma boa maneira de você ter uma idéia da diferença de tonalidade entre ambos é fazer por exemplos estes círculos mostrados acima, e preencher um com cores CMYK e os outros com suas cores correspondentes em RGB, desta forma, você irá perceber a grande diferença que há entre ambos.
Portanto, sempre que for fazer principalmente um serviço gráfico impresso é fundamental que toda a arte esteja no modo de cores CMYK, caso contrário, haverá uma grande decepção no resultado final, devido a diferença de tonalidade entre os padrões apresentados.
Sem comentários:
Enviar um comentário