domingo, 16 de dezembro de 2012

Electrónica de computadores


O que é o computador?

Uma máquina que lê dados, efectua cálculos e fornece resultados.

Os processos básicos do computador são:

- Entrada de dados: ler ou receber os valores iniciais ou constantes.
- Processamento: Efectua o cálculo;
- Saída de dados: Fornece os resultados obtidos;

Placa mãe

É a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, processador, memória RAM, disco rígido, placa gráfica entre outros, e portanto essencial para o funcionamento da máquina.






Componentes: 
- Processador CPU;
- Memória RAM;
- Placa gráfica CPU;
- Placa rede sem fios;

Periféricos:
- Teclado;
- Rato;
- Câmara de video;
- Impressora;
- Scanner;


Processador:

Tem a função de buscar instruções de memória, examinar ou descodificar a instrução e executar a instrução.


São 3 as partes principais do CPU

Unidade de controle: Busca a instrução de memória e descodifica-a.

ALU: Unidade aritmética e lógica: executa as principais operações lógicas e aritméticas do computador. Ela soma, subtrai, divide, determina se um número é positivo ou negativo ou se é zero. Além de executar funções aritméticas deve ser capaz de determinar se uma quantidade é menor ou maior que outra e quando quantidades são iguais. Pode executar funções lógicas com letras e com números.








Legenda: Um símbolo esquemático típico para uma ULA, onde "A" e "B" são operandos, "R" é a saída, "F" é a entrada da unidade de controle e "D" é a saída de status









Registradores: Memória rápida para guardar informações de controle e resultados intermediários.



Memória RAM: É um componente essencial em qualquer tipo de computador. É um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas electrónico digitais.



Placa Gráfica: Componente de um computador que envia sinais deste para um monitor de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador.





Periféricos







Os periféricos dividem-se em 3 tipos: por entrada efectuam a introdução de dados no computador, os periféricos de saída permitem a recepção de informação, e os de entrada/saída em situações particulares efectuar as duas funções, ou seja, a entrada de dados e a saída de informação.

Existem periféricos de entrada-saída como os multifunções que acumulam as funções de vários periféricos  um de entrada  scanner, e uns de saída de impressora e copiadora.



















Periféricos fundamentais

Entrada: Teclado e rato
Saída: Monitor

Teclado: Permite a introdução de dados e informação no computador através da pressão de teclas que representam caracteres, números  símbolos e outras funções baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever que o utilizador entende e que são transformados em Os e 1s que o computador interpreta.

Rato: O rato permite a introdução de dados e informação sobre a forma de escolha ou selecção de intens existentes no software de aplicação. Os ratos possuem 3 teclas, duas para a selecção e funções e uma centrar que é scrool que permite a navegação fácil em páginas.

Monitores: O monitor tem a função de transmitir informação ao utilizador através da imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário